domingo, 29 de janeiro de 2023

O destino dos nossos sonhos

Qual será o destino dos nossos sonhos?

Eu já acreditei que poderíamos melhorar o Brasil, que com democracia e liberdade teríamos mais igualdade e este país se tornaria de primeiro mundo. Também acreditei em sonhos de amor, com aquela energia transformadora que se confunde com a energia da juventude.

As coisas não saíram como eu pensava, para mim e para o mundo, e creio que divido esta sensação com muitos da minha geração. Todos os nossos esforços, baseados nos melhores sentimentos, por vezes parecem desperdiçados. 

Não sei se isto é amadurecer, um ciclo em que o mundo se mostra autônomo outra vez e foge ao nosso controle, aos nossos projetos, à nossa vontade. Sobretudo de paz, amor e felicidade, individual e coletivamente.

Não sei, mas a história do que vivemos me deu este livro: Asas sobre nós. É um poema, do tamanho de um livro, que pode ser lido aos pedaços ou corrido. Um livro de história, mas não a história dos fatos, que estão no Google, mas a história dos nossos desejos, dos nossos sonhos, do nosso esforço de transformação - o espírito do nosso tempo.

Creio que fala a muita gente, embora hoje eu saiba que as pessoas que pensam, refletem, cultivam a civilização sejam sempre poucas, no conjunto da sociedade. É o que eu acho ser a verdadeira elite.

Tive uma mulher que me disse certa vez: "você precisa parar de escrever para ninguém". Talvez Asas sobre nós seja mesmo um livro para poucos, ou mesmo ninguém, isto é, só para mim mesmo. Talvez eu só estivesse com a pessoa errada. Porém, reflete o meu amor, meu empenho pela vida, e meu desejo de criarmos um bem que possa um dia ser para muitos, iniciado com poesia.

Repito: qual será o destino dos nossos sonhos?

Para comprar:

https://www.amazon.com.br/ASAS-SOBRE-NOS-THALES-GUARACY/dp/6599368859/ref=sr_1_1?crid=2EV7IBA8KOI2J&keywords=asas+sobre+n%C3%B3s&qid=1683831263&sprefix=asas+sobre%2Caps%2C280&sr=8-1



Nenhum comentário:

Postar um comentário