sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Prêmio Benvirá: o vencedor (e outros ganhadores)


Na última sexta-feira, dia 15, reuniram-se a portas fechadas na sede da Editora Saraiva, em São Paulo, os integrantes da comissão julgadora do 2o. Prêmio Benvirá de Literatura: Anna Maria Martins, escritora, membro da Academia Paulista de Letras e da curadoria do Prêmio Jabuti, Luis Brás, nome agora adotado pelo escritor e jornalista Nelson de Oliveira, e José Luiz Goldfard, curador do Prêmio Jabuti. Em uma reunião de cerca de 1 hora, discutiram os originais selecionados a partir das 1.505 inscrições no prêmio, em especial os 10 indicados pelos editores da Saraiva que, num trabalho de apoio à comissão, examinaram exaustivamente o vasto material enviado ao concurso por meio do site www.benvira.com.br.

Depois que o vencedor da primeira edição do Prêmio Benvirá de Literatura, Oscar Nakasato, ganhou ano passado também o Jabuti de Melhor Romance, a responsabilidade dos jurados já havia aumentado bastante. E a escolha se tornou ainda mais difícil pelo alto nível dos participantes. Entre eles, havia não apenas estreantes, como também autores que já venceram outros prêmios, como o próprio Jabuti, e são publicados por algumas das melhores editoras do país.

Por margem apertada na preferência dos jurados, saiu vencedor "Deserto", de Luis Sérgio Krausz. Tradutor de literatura alemã e hebraica, além de professor de Literatura Judaica e Hebraica na Universidade de São Paulo, Krausz é um intelectual respeitado no meio acadêmico e literário. Não é exatamente um estreante: já teve publicados um romance (Desterro: Memórias em Ruínas, de 2011) e uma obra ensaística (Passagens: Literatura Judaico-Alemã entre Gueto e Metrópole). Porém, com o prêmio Benvirá, terá pela primeira vez a oportunidade de ver um livro seu publicado por uma editora com força comercial, além de ter ao seu lado o poder de divulgação que o próprio prêmio oferece.

O resultado foi anunciado oficialmente ontem, e Krausz receberá a dotação em dinheiro de 30 mil reais em maio, junto com o lançamento do livro e a cerimônia de remiação. Além dele, existem muitos outros ganhadores com mais esta edição do Benvirá, que tive a satisfação de criar e dar impulso, graças ao apoio da Editora Saraiva. A começar pela própria Editora e os dez finalistas, que já estão sendo convidados a publicar suas obras - de gêneros diversos, mas com alta qualidade e que tinham potencial para ganhar não só este prêmio como outros dos quais ainda poderão participar, agora na condição de autores publicados.

Acredito ainda que todos os participantes ganham em um prêmio como esse. Ele obriga ao esforço de lapidação do texto, à reflexão e a um aprimoramento técnico essenciais para que todos possam continuar a escrever com a meta de publicação e participação em outros concursos. Por fim, ganha a cultura brasileira, que tem hoje no Prêmio Benvirá um estímulo oriundo de um selo editorial voltado não somente para a difusão da cultura brasileira pela via acadêmica ou governamental, mas sobretudo de mercado.

Neste dia 28 de fevereiro, estou deixando a Saraiva para outros desafios pessoais. Estou inaugurando três selos editoriais para a publicação de livros digitais, o Copacabana (Ficção), País do Futuro (Não Ficção) e Bicho da Letra (infantil) e retomo uma posição na imprensa, que nunca abandonei, como diretor de redação da revista Playboy. Saio satisfeito pela consolidação do Benvirá como um dos prêmios literários mais importantes do país, além da publicação de alguns livros vendedores e a formação de um respeitável catálogo na Saraiva, que hoje tem autores importantes, uma participação efetiva em eventos como a Flip e uma estrutura para vender bem livros não apenas no mercado nacional como no internacional - tarefa muito importante para os editores brasileiros e a cultura nacional.

A todos que participaram do prêmio, e não ganharam, nem estão sendo publicados ainda, fica minha mensagem final, enviada agora que estou voltando também ao posto de autor brasileiro: continuem em frente. Escrever depende do esforço contínuo de aprimoramento. E é uma atividade essencial, não para se ganhar prêmios ou abandonar aquele emprego chato com o sonho de se tornar escritor, mas para a reflexão, a contribuição para a sociedade com as nossas ideias e a difusão do maior valor que temos no Brasil: o brasileiro e aquilo que ele pensa e ele é.

6 comentários:

  1. Thales, quem será sua primeira capa na Playboy? O pessoal está enlouquecido pelas BBs Fernanda, Kamilla e Andressa. A capa de abril deveria ser uma das três. A primeira que for eliminada. Boa Sorte!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Thales Guaracy,
    Parabenizo o escritor Luis Sérgio Krausz pelo 2o Prêmio Benvirá de Literatura. Acompanhei algumas etapas do 2o prêmio. Fico contente com a iniciativa da Editora Saraiva em dar oportunidade aos escritores que ainda estão iniciando no meio literal. Tenho certeza que os dez selecionados para a final são merecedores do 1o lugar. Deixo então uma sugestão para o próximo ano, quanto ao prêmio em dinheiro: que fossem contemplados também o 2o e 3o lugar. É justo que, os finalistas além de conquistarem a publicação do livro, recebam uma quantia (menor) em dinheiro como incentivo.
    Sucesso pra você na sua nova 'casa'.

    ResponderExcluir
  3. Thales, em primeiro lugar quero parabenizá-lo pelo belo trabalho que tem realizado, sem dúvidas, você é um excelente profissional.

    Agora desejo uma boa sorte e um bom trabalho como diretor da revista Playboy. Já colecionei Playboy e parei em 2011. Espero poder voltar a colecionar essa revista que tanto amei. Através de sua entrada na Playboy adquiro esperança para voltar a comprar a Playboy todos os meses.
    Como não poderia faltar, tenho a obrigação de sugerir algumas estrelas que as pessoas que conheço não param de me perguntar se elas serão capa da Playboy. São elas: Roberta Rodrigues (a comentada Maria Vanúbia de Salve Jorge), Giovana Antoneli, Letícia Spiller, Fernanda do BBB, Kamilla do BBB, Andressa do BBB, Laisa Portela, Nívea Stelmann, Bianca Salgueiro, Fernanda Lima, Mayra Cardi e Carolina Dieckmann.
    Sei que aqui não é o lugar pra sugestões da Playboy, mas como não possuo seu e-mail da editora Abril, foi pro aqui mesmo.
    Sucesso Thales e conte comigo nessa nova jornada. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas sugestões, começo na Playboy somente dia 1, a ideia realmente é fazer uma revista com o melhor (de tudo). Um abraço

      Excluir
    2. Sei que não é fácil e nem simples, mas tenho certeza que a Playboy vai melhorar muito com você no comando pelo seu histórico profissional.

      As minhas sugestões de capas citadas acima mesclam estrelas de difícil contratação e que pedem muito dinheiro, com celebridades mais acessíveis mas que com certeza irão gerar um excelente retorno em vendas como exemplo, a Fernanda do BBB que está na boca do povo e é incrivelmente linda, carismática, nunca posou nua (o que gera ainda mais curiosidade) e que faz o perfil padrão Playboy de qualidade.

      Um abraço e muito sucesso! E que os fãs de Playboy voltem a comprar e colecionar essa tão respeitada revista.

      Excluir