quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Prêmio Benvirá: por que existe, por que participar


Quando assumi a direção da área de Ficção e Não Ficção da Editora Saraiva, há cerca de 3 anos, lancei na companhia a ideia de desenvolver um prêmio literário, que recebeu apoio entusiasmado de toda a equipe editorial, de vendas e marketing, além do presidente da companhia, José Luiz Próspero. E eram muitas as razões para isto, além de conquistar novos autores para o novo selo Benvirá, criado com a finalidade de lançar livros da Editora Saraiva em todo o mercado.

Claro que o Prêmio, em primeiro lugar, teve a finalidade de divulgar o selo Benvirá, mas havia, e ainda há, muito mais. Um dos seus objetivos é criar um canal para o novo e profissionalizar cada vez mais o mercado brasileiro de livros, como acontece em outros países, como a Espanha, em que várias editoras possuem seus próprios prêmios de incentivo ao surgimento de novos autores, como a Alfaguara e a Bruguera.

Em prêmios como o Benvirá, não é somente o vencedor que sai ganhando (em nosso caso, 30 mil reais, mais toda a promoção do livro, por conta da divulgação do resultado). Na primeira edição, contamos com outros quatro autores que chamaram a atenção e já tiveram suas obras publicadas. Um quinto ainda tem seu livro por ser lançado.

É um prazer encontrar novidades por aí - e o prêmio nos permitiu fazer boas descobertas. Primeiro, que o modelo de enviar originais em papel está superado. Creio que esse é o principal fator para fazer com que nosso prêmio tenha sido recordista em inscrições (1.932 originais, em sua primeira edição), enquanto outros prêmios, como o da Leya, não ultrapassaram 800 concorrentes. Foi gente de todo o Brasil, graças ao acesso democratizado e simples que a tecnologia permite.

A segunda e mais importante descoberta é que existe uma geração de novos bons autores, criados no ambiente cibernético. Entre os inscritos no primeiro prêmio, estavam diversos autores já publicados, e por editoras importantes. Porém, os jovens ganharam a preferência, não apenas entre os dez finalistas, como entre as obras que procuramos para publicação, posteriormente ao anúncio do vencedor. Não por uma política editorial que apontasse nesse sentido, e sim, simplesmente, porque os originais eram de melhor qualidade.

Acredito que esse fenômeno tem sido estimulado pela internet, um ambiente que tornou a escrita mais importante e presente no dia a dia, do e-mail aos blogs e sites literários. A proliferação de fanbooks, clubes de autopublicação e comunidades que seguem concursos literários ou comentam livros, como o Skoob, são um grande avanço para a consolidação de um amplo e livre espaço para a criação literária.

Os prêmios literários têm sucesso ainda antes de divulgado o seu resultado. Para concorrer ao prêmio, muita gente começa a escrever, ou aprimora seus originais, mergulhando no campo da criação e das ideias. O Prêmio Benvirá, dessa forma, funciona como um estimulador da criação e da cultura brasileira.

Com isso, creio que a Editora Saraiva, que possui 2.700 autores brasileiros, de onde vem 95% de seu catálogo, dá mais uma grande contribuição à produção cultural nacional. E é um prazer poder colaborar, pois ninguém está no negócio do livro apenas por compromissos de trabalho - nunca se perde de vista o principal, que é o ideal de fazer um Brasil melhor por meio da Educação.




12 comentários:

  1. Thales, eu não sabia que tinha sido você o idealizador do premio Benvirá. Você está de parabéns, isso mostra que antes de tudo você é um homem das letras, compromissado com a cultura brasileira. Esse premio dá oportunidade para quem está começando; tem muita gente boa fazendo literatura de qualidade e que nao tem oportunidade, porque as editoras nao abrem as portas para esses autores, nem sequer recebem originais, preferem publicar os enlatados americanos ou do inglês.Essas pessoas nao são editores, são negociantes das letras, por mais notoriedade que adquiram, nao vão passar disso. Acredito que tem muito escritor bom por aí e acredito que a Saraiva irá encontrar grandes autores.

    ResponderExcluir
  2. Sou eu mesmo, e fico feliz em estar em posição de poder fazer alguma coisa pela cultura brasileira!

    ResponderExcluir
  3. parabéns pela iniciativa!

    posso copiar o texto, com os créditos e link, para o blog http://concursos-literarios.blogspot.com.br ?

    pode responder pelo meu e-mail:
    rodrigodomit@gmail.com


    abraços,

    ResponderExcluir
  4. Olá Rodrigo, fique à vontade para reproduzir o texto com o devido crédito. Abs

    ResponderExcluir
  5. Legal Thales! Fico feliz quando encontro pessoas do seu nipe acreditando na cultura e no desenvolvimento.
    De fato ficaria muito feliz se as outras Editoras seguissem pelo mesmo caminho.
    Obs: Só apenas deixando uma ressalva" A publicidade aliada com a novidade talvez seja a chave para se ter o chamado Boom literário.
    Se você permitir vou colocar o seu texto na integra e com os créditos no meu blog: www.escritoralexandreiglesias.blogspot.com
    Pois curiosamente tenho observado que o acesso tem sido alto vindo do exterior e acho que você merece este reconhecimento e homenagem, aliás assim como todos os que lutam pela cultura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alexandre, fique à vontade para reproduzir, com o crédito. Agradeço as palavras. Um abraço!

      Excluir
  6. Fico feliz que nós, jovens escritoras, sejamos lembrados em concursos. Aguardo esperançosa o resultado dessa edição, cuja qual participei... e confesso estar um pouco "desanimada". Grandes concursos muitas vezes consagram escritores que já possuem uma carreira sólida na literatura, enquanto amadores, que ainda buscam o seu lugar, ficam para trás.
    Espero que seja verdade que haja visão disso na hora do análise. Aguardo esperançosa.

    ResponderExcluir
  7. Caro Thales, meus parabéns pela sua iniciativa.
    A premiação de Nakasato com o Jabuti, foi certamente um prêmio a vocês também! Parabéns mais uma vez.
    Pessoalmente, devo ser o recordista de acessos ao site do concurso, ansioso que estou pelo resultado.
    Sei que não é nada fácil, mas não custa ter esperança.
    Grato, Paulo Vilela.

    ResponderExcluir
  8. Sua iniciativa é a prova de que nós brasileiros somos inteligentes, sabemos criar e sabemos valorizar os nossos autores. Eu, hoje sou contratada da Modo Editora e lançarei meu romance este ano, mas estou participando do concurso com um romance teen inédito, divertido e jovem. Não é pelo fato de eu ser uma autora nacional, mas a cada dia fico mais impressionada com tanto talento que esteve escondido, reprimido e desvalorizado. Iniciativas como o selo Benvirá era o que precisávamos para seguir nossos sonhos. Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns Thales!!! Também quero colar em meu blog o texto acima com os devidos créditos.

    ResponderExcluir
  10. Prezado Thales,
    Por favor, quando serão abertas as inscrições para o 3º Prêmio Benvirá? No site da editora não há nenhuma informação a respeito.
    Ob. Ab.
    Um autor.

    ResponderExcluir
  11. Thales, espero outras iniciativas como a que vc empreendeu no Benvirá.

    ResponderExcluir