quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Prêmio Benvirá: o que é importante saber

Como editor de Ficção e Não Ficção da Editora Saraiva, e responsável pelo selo Benvirá, tenho recebido as dúvidas de interessados em participar do segundo Prêmio Benvirá de Literatura, que dará 30 mil reais ao vencedor. Vou manter aqui um canal aberto para aqueles que quiserem mais esclarecimentos, de modo a responder às perguntas mais frequentes.

Preciso escrever a sinopse?
As inscrições só podem ser realizadas pelo site www.benvira.com.br, mediante um breve cadastramento. Nesse cadastramento, é pedida uma sinopse do livro, sem a qual o original não é enviado. Sei que às vezes descrever em meia dúzia de linhas o que nos tomou tanto suor e sacrifício pode ser difícil ou incômodo, mas essa é uma etapa importante do processo de análise. Na primeira edição do Prêmio, recebemos 1.932 originais, o que torna impossível ler tudo até o final. Cada original é examinado, porém a sinopse é importante para que se tenha uma ideia geral do propósito da obra e influi na decisão.


O que é melhor? Mandar o texto agora ou no final?
Na primeira edição, dos 1932 originais enviados, cerca de 600 chegaram no último dia. Boa parte, na última hora, quase à meia noite. É compreensível que os autores queiram burilar o texto até a exaustão, mas enviar os originais antes tem suas vantagens. Como a carga de originais é menor no começo, as pessoas envolvidas no processo de seleção têm mais tempo para análise.

Como é o processo de seleção?
Os originais enviados para o Prêmio Benvirá passam por um exame da equipe de editores do selo Benvirá, os mesmos profissionais que editam os livros de Ficção e Não Ficção da Saraiva. Na primeira edição, dos 1932 textos enviados, 130 foram escolhidos na primeira análise. Houve uma segunda peneirada, ainda mais criteriosa, que deixou na disputa somente 30 originais. Três editores fizeram então sua lista de preferências e, a partir das coincidências nas listas, foram selecionados os 10 finalistas. Estes foram passados à comissão julgadora, que leu os dez originais na íntegra para chegar à decisão final, que tem de ser consensual.

Como o livro será publicado?
No anúncio do vencedor, é feito também um contrato para a edição do livro, nos termos normais de um contrato de publicação. A Editora Saraiva paga ao autor 10% dos direitos autorais sobre o preço de capa de cada exemplar vendido. O dinheiro do prêmio não é descontado dos direitos autorais.

Incide imposto de renda sobre o valor do prêmio?
Sim.

Além do vencedor, outros originais podem ser publicados?
Sim. Na primeira edição do Prêmio, entre os originais enviados, além do vencedor (Nihonjin, de Oscar Nakasato), foram publicados A Casa Iluminada (de Alessandro Thomé, cujos direitos também já foram vendidos ao cinema), Suicidas (de Raphael Montes, um estudante de 20 anos, recém publicado), Queria Tanto (Livia Brazil, que já terá seu segundo romance publicado no ano que vem) e Diante do Abismo (de Benedito Costa Neto).

Quem faz parte da comissão julgadora?
Ela será anunciada em breve, no site da Benvirá, e por meio da imprensa. Oportunamente falarei dela aqui.

Fiquem à vontade para enviar perguntas por aqui ou no canal de dúvidas na Benvirá, em www.benvira.com.br. E boa sorte.








13 comentários:

  1. boa tarde, eu gostaria de perguntar se posso inscrever um romance histórico, pois é uma obra de ficção mas com pano de fundo não ficcional.

    ResponderExcluir
  2. Oi Sandrinha,
    O prêmio está aberto a todas as formas literárias, o que inclui romance, contos e mesmo poesia. O tema e o gênero da obra são livres, basta ser ficção. Eu, por exemplo, tenho um romance publicado pela Objetiva (Amor e Tempestade), que tem como pano de fundo a Coluna Prestes. Nem por isso deixa de ser ficção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E livros ilustrados também podem ser inscritos??

      Excluir
    2. Olá Irene, nada impede que a obra tenha ilustração.

      Excluir
  3. Olá Thales, li o regulamento e fiquei mesmo com algumas dúvidas. Pela sua resposta à pergunta anterior, então livro de contos também se inclui no Prêmio, não é? Agora, em relação ao formato, existe mínimo ou máximo de caracteres ou páginas, fonte, espaçamento, ou a forma também é livre?

    ResponderExcluir
  4. Olá Vivian
    Não há limite minimo ou máximo. A experiência diz, porém, que para se sustentar um livro devemos ter pelo menos 120 mil caracteres, sejam contos ou romance. A forma de apresentação - tipologia, espaçamento - é livre. Sugiro uma fonte de uso corrente, como a Time, apenas para evitar coisas que dificultem a leitura.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Uma outra dúvida é o seguinte: é possível mandar alguma parte, mesmo que mínima, que já tenha sido publicada? Alguma porcentagem do total, ou tudo tem de ser inédito?
    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Já foi publicado um lista dos livros que irão concorrer no Benvirá 2012?

    ResponderExcluir
  8. As inscrições para o Prêmio vão até o dia 30 de novembro, Biarne. Até lá não divulgamos quantos são os inscritos. E a identidade de quem participa é e continuará sendo mantida sob sigilo.
    Um abraço
    Thales

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de saber se haverá divulgação dos 10 finalistas e quando.

    ResponderExcluir
  10. A decisão já foi tomada, mas existem providências antes do anúncio, que sai ainda esta semana.

    ResponderExcluir
  11. quando? quando? estamos no dia 25 já! ansiosos, como se pode ver! rs

    ResponderExcluir